Notícias

\"Universo Jurídico\" debate garantia de direitos das mulheres em Passos

13 de Junho de 2017

A Câmara Municipal de Passos foi sede na sexta-feira (9 de junho) do 1° Universo Jurídico da Mulher

\

"Universo Jurídico" debate garantia de direitos das mulheres em Passos

A Câmara Municipal de Passos foi sede na sexta-feira (9 de junho) do 1° Universo Jurídico da Mulher. Um ciclo de debates e exposições sobre temas relacionados aos direitos das mulheres promovido pelo mandato popular Dona Cida vereadora, pelo Coletivo Soul Mulher, pela OAB Passos e a UEMG.

Como eixo central do ciclo esteve as garantias de lei que podem proteger as mulheres em situação vulnerável. Na pauta os debates sobre direitos protetivos da mulher, mapa da violência contra a mulher em Passos e região, execução penal, novo conceito de família, Lei Maria da Penha, entre outros. Dezenas de pessoas participaram do encontro que teve representativa participação popular.

A vereadora Dona Cida destacou a integração de segmentos para a realização do evento. "Reunir as pessoas para a partilha de conhecimento, para a ajuda de um ao outro. Informar as mulheres sobre os direitos que elas tem é partilhar cidadania", disse a parlamentar que foi expositora no tema Conselho Municipal da Mulher.

Além de Dona Cida, representantes de outras áreas contribuíram nas intervenções. Participaram a Dra. Camilla Silva Machado Graciano, Professora dos Cursos de Direito e Assistência Social da UEMG e Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Violência Doméstica e Contra a Mulher, a Dra. Helquemara Fátima Daniel, estudante do Curso de Direito UEMG Passos e pesquisadora em Políticas Públicas pela Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves – UEMG Belo Horizonte.

Também como expositores, Wellington Nunes Ilana, graduando do Curso de Direito UEMG, Monografia em defesa: Medidas de Proteção da Mulher na Lei Maria da Penha, o Dr. Paulo Queiroz Ferreira, delegado titular da 3ª Delegacia Regional de Segurança Pública em Passos, o Dr. Fábio de Oliveira, delegado regional aposentado, advogado, Presidente da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados e Secretário Jurídico da Câmara Municipal.

Ainda, a Dra. Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, Defensora Pública no Município de Cássia/MG e Mônica Silva, presidente do Coletivo Soul Mulher, graduanda em Artes Visuais pela Universidade de Franca, SP.

As mulheres ao final puderam fazer os seus questionamentos com o microfone aberto para perguntas e  respostas dos participantes do evento.

\

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.